
Núcleo de cura
Um dos tipos de atendimento caritativo que o TSA proporciona aos consulentes é o Núcleo de Cura, que foi criado no ano de 2021 pelos pretos Velhos Vô José e Vó Ana (entidades dos dirigentes do TSA Paulo Zanin e Carol Zanin).
Enquanto o núcleo foi amadurecendo o seu trabalho dentro do TSA, um filho da casa muito especial e com uma história cheia de emoção, vinha sendo preparado para coordená-lo. Aqui Thiago Moraes, Pai Pequeno do TSA e coordenador do Núcleo de Cura, é quem conta sua história e sobre o núcleo para o Jornal do TSA.
“Minha caminhada na Umbanda se iniciou enquanto eu ainda era muito jovem, junto de meus pais que eram consulentes em um terreiro. Até os meus 13 anos era parte da minha rotina semanal ir tomar passe no terreiro, e aos poucos fui sentindo e entendendo toda a magia e energia maravilhosa dessa religião. Com as responsabilidades da vida acabei me afastando da Umbanda aos 17 anos. Mas a espiritualidade sempre nos guia de volta a nossa caminhada, e aos 35 anos encontro a Umbanda Sagrada, entro no TSA e vivo coisas que nunca jamais imaginei viver. Em 2020 início os estudos de sacerdócio e em 2021 recebo a honra de ser nomeado Pai Pequeno.
O Núcleo de Cura foi um presente que a espiritualidade me proporcionou e a confiança e o apoio do Pai Zanin e da Mãe Carol, me encorajando a conduzir esse lindo trabalho. Ainda lembro da primeira vez que fui convidado para fazer parte dele, o quanto fiquei apaixonado pela energia e a maneira diferente que os nossos amados guias conduziam a cura espiritual.
Quando fui nomeado coordenador do núcleo foi uma grande surpresa, emocionado com honra da responsabilidade cheguei em casa, me ajoelhei em frente ao meu altar e chorei tão profundamente que aquela emoção que não cabia dentro de mim. Naquele momento eu ouvi uma voz doce e serena dizendo: ‘A cura não está somente na carne, entenda isso meu filho, a cura do espírito de quem já não encontra esperança é tão importante quanto a cura da carne’. Naquele momento entendi que nem todas as pessoas sairão das nossas macas curadas da enfermidade, mas sairão com o espírito mais fortalecido para enfrentar a enfermidade com toda sua fé renovada. E é essa a importante função do Núcleo de Cura na nossa casa.
Em cada atendimento e depoimentos que recebo, durante nossos trabalhos, sinto que a espiritualidade está presente nas mãos de cada médium que dedica seu tempo e amor para fazer todos os meses da forma mais linda esse atendimento acontecer, sem eles nada disso seria possível.
No TSA as cirurgias não são feitas com facas ou outros instrumentos, aqui é diferente. Quem realiza o trabalho são nossos guias de Umbanda, como pretos velhos, caboclos, baianos, Exus, entre outros. Nossos trabalhos são realizados em uma maca, com médiuns incorporados sustentando energeticamente e somente um realizando a cirurgia O núcleo acontece uma vez por vez e atendemos em média 16 pessoas (neste último batemos o recorde de 24 pessoas!). O padrão do encaminhamento é feito pela indicação do guia espiritual nos dias das giras públicas, com algumas exceções para filhos da casa e parentes próximos que necessitam do atendimento.
A cada núcleo que realizamos, a cada depoimento de consulente eu tenho mais certeza do quanto é importante esse tratamento espiritual que disponibilizamos para a nossa comunidade. E agradeço a oportunidade de estar a frente disso e me comprometo com tamanha responsabilidade.
Saravá!
Que Pai Oxalá nos abençoe sempre!”
– Leia nosso artigo “Relatos de desenvolvimento: A Cura” para entender a maravilhosa experiência que o Núcleo de Cura do TSA pode te proporcionar.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.