Doutor Preto Velho

Doutor Preto Velho

Resumo do livro: Doutor Preto Velho, a cura da mente, do coração e do espírito

Autor: Paulo Henrique Zanin

“Mais importante que acertar é sempre continuar tentando.” (Pág.41)

E se você tivesse a chance de conhecer a história de evolução do seu preto velho, e descobrisse que ela é totalmente diferente daquela que você imaginou?

Nesta obra conheceremos um pouco mais sobre a história do preto velho vô José de Aruanda, guia chefe do nosso Pai espiritual Paulo Zanin e responsável pela fundação do TSA. No livro, vem retratado carinhosamente como nosso ‘doutor’, iniciando sua jornada no momento do seu mais recente desencarne.

Nosso doutor é assim retratado porque em sua última encarnação foi um médico muito dedicado à sua profissão, tendo formado a crença de que a cura se realizava pela carne – através da sua faca – sendo essa a solução para tudo. Tal crença vai sendo colocada à prova ao longo do livro, e ele será confrontado do seu erro no momento em que deve auxiliar diversas almas em sua evolução. Porém, diferentemente do plano terrestre (carnal), a cura real se apresentava sob diferentes formas: através da mente, coração e espírito. Em cada novo plano, novos desafios, lições e uma faceta da cura se revelava para o nosso doutor.

Assim como todos nós, ele não está sozinho na sua missão e no seu aprendizado, encontrando diversos espíritos que o auxiliam na sua caminhada, e tendo como Guardião o Sr. Exu Gira Mundo, que logo se apresenta como figura essencial dessa história, para aprender quanto para ensinar o nosso herói. 

Assim, a partir das lições vividas pelo nosso querido doutor e seu Guardião, Exu Gira Mundo, vamos descobrir que nós trazemos dentro do nosso coração toda a sabedoria, toda a cura e todas as ferramentas necessárias para a nossa evolução. A forma como escolhemos prosseguir – através das nossas ações e pensamentos – é que faz com que nossos passos se tornem maiores ou menores.

Deste livro, tiro excelentes passagens que marcaram a minha leitura:

  • “Não se pode forçar o sofrimento das pessoas, somente iludi-las. Ele precisa que as almas que aqui estão escolham o sofrimento e assim permaneçam pela eternidade.” (Pág. 34)
  • “Ninguém, seja divindade ou entidade, tem o poder de libertar aqueles que não querem ser libertados! Até mesmo Deus não pode conceder a ordenação para aqueles que não a querem, mesmo que necessitem e a mereçam.” (Pág.41)
  • “Somos feitos das nossas escolhas, doutor, seja para decretarmos guerra ou aceitarmos a paz, tudo sempre depende do nosso direcionamento e equilíbrio!” (Pág. 41)
  • “[…] Quando nos tornamos espíritos levamos um longo caminho até criarmos a consciência de que somos filhos de Deus e carregamos seus mistérios dentro de nós!

    Alguns levam mais tempo que outros para alcançar esse entendimento. Na verdade, alguns escolhem caminhos muitos diversos e dolorosos, mas é fato que somente quando nos despimos de todos os nossos sentimentos negativos, dentre eles a dúvida, é que a Luz de Deus brilha em nós de dentro para fora! Não há caminho certo, nem tempo menor ou maior. Cada espírito tem seu momento e estrada, mas é só na certeza de que temos um caminho e uma missão divina que podemos nos tornar um agente de Deus!” (Pág.42)
  • “Nem todas as lutas podem ser evitadas, mas o motivo pelo qual escolhemos entrar em nossas guerras é que deve ser muito bem escolhido.” (Pág. 60)
  • “O Amor não é linear, não é raso e não é simples! Cada pessoa encarnada traz em si uma ferida no campo do Amor que transforma a vida inteira e se tal ferida não for curada o destino será certo: a Solidão.” (Pág. 79)
  • “Muito tempo eu perdi, desde o meu desencarne, renegando os meus sentimentos, que fazem parte de mim e do meu caminho, e que é através da cura deles que eu conseguiria dar seguimento na minha evolução.” (Pág. 87)
  • ” A sua sombra original sempre estará aí, assim como a sombra original de tudo o que é criado, mas a crença de que ela tem o poder de nos dominar e ceifar a Fé de nossas vidas é uma ilusão criada por nós mesmos.” (Pág. 115)
     

Uma das reflexões que tiro desta obra é a de que cada caminho é único e individual, resultado de uma somatória de escolhas diárias durante nossa vida carnal. Não existe caminho menor ou atalhos que nos leve mais rápido à nossa evolução espiritual. Afinal, cada pedaço de chão deste caminhar é construído pelas nossas escolhas: nossos pensamentos, sentimentos e ações. 

Por isso, não se compare. Não desacredite. Dispa-se de todos os sentimentos negativos, de dúvida e medo que interferem no seu caminho e deixe a luz de Deus brilhar em você.

E caminhe.

UX Researcher, professora, apaixonada por ler e ensinar! Quando não está trabalhando, se dedica aos seus dogs, muay thai, boxe e livros. Aluna de desenvolvimento mediúnico de quinta-feira.